Essa semana tive mais uma lição de respeito e superação, estive na Federation for Children with Special Needs (http://fcsn.org/index.php), uma Ong que luta pelos direitos das crianças especiais dentro das escolas.
Soube dessa Ong através de uma outra brasileira, cadeirante que segue o nosso blog, a qual me falou sobre a Rhea, uma brasileira muito simpática que trabalha lá, a qual me recebeu com um sorrisão no rosto.
Logo que cheguei fiquei impressionada com a historia da Rhea, ela saiu do Brasil com 16 anos e trabalhava limpando casas junto a mãe aqui nos EUA, mesmo com sua deficiência sempre lutou por sua independência; ela esta aqui há mais de 20 anos e hoje é uma das coordenadoras da Ong.
A FCSN tem como princípio auxiliar crianças especiais a garantirem seus direitos dentro das escolas, além de fornecerem cursos para formação de Advocates.
Esse curso capacita a pessoa a requerer todos os direitos e melhorias dentro das escolas podendo ser realizado por pais de crianças especiais ou por qualquer outra pessoa que se interesse em trabalhar na área, pois com o certificado de Advocate você se torna um profissional com direito a remuneração como qualquer outro trabalho.
As escolas contam com uma equipe de profissionais entre psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos que são responsáveis pela avalição das crianças, por exemplo se a criança necessita de um outro profissional na sala de aula pra ajuda-la na escrita, ou um material em braile; além de avaliarem o progresso dos mesmos após 1 ano para verificar se houve melhoras e estão aptos a continuarem na escola regular. Aqui existe uma organização e um apoio financeiro muito grande para incentivar essas crianças a tornarem-se adultos independentes, só para se ter uma ideia, 95% das crianças especiais estão matriculadas em escolas regulares, aqui a escola é obrigada a se adequar aos alunos.
Outro relato que me deixou impressionada foi a existência do chamado Foster Parents, são pessoas treinadas para cuidar de crianças deficientes que são abandonadas até que o governo encontre uma família definitiva, esses Foster Parents recebem remuneração, ou seja isso garante que essas crianças tenham assistência durante esse tempo.
Posso dizer que essa viagem tem me ajudando não só a melhorar meu inglês, mas principalmente minha visão de mundo, foi uma visita emocionante!
Para quem quiser conhecer mais um pouco sobre a Ong: http://fcsn.org/index.php
Legal demais você ter conhecido a Rhea, ela é uma pessoa muito querida, quantas saudades de você Rhea. Bjs. Kênia Cotta.
ResponderExcluir