terça-feira, 4 de novembro de 2014

Já pensou em comer no escuro e ser servido por deficientes visuais? No O Noir é assim !!!

Sabe aquelas experiências que você guarda para o resto da vida? Essa foi uma delas, fiquei sabendo do O Noir através de uma amigo, um restaurante cujo o staff é composto por deficientes visuais, que irão guia-lo e servi-lo num salão totalmente as escuras, ou seja, o deficiente passa a ser você(no meu caso duplamente) e eles, apenas pessoas que veem e sentem a vida de uma maneira diferente, já que em locais acessíveis(eles tem piso tátil) eles são totalmente capazes e independentes como qualquer pessoa.
A noite além de cooperar(o clima estava bem agradável) eu combinei de conhecer uns brasileiros que já moram na cidade faz algum tempo, uma delas já havia ido, mas o casal também experimentaria essa experiência comigo.
Logo que cheguei ao restaurante, pensei que o mesmo estava fechado, pois além da entrada ser bem discreta, não conseguia visualizar nenhuma luz, barulho ou algum sinal que aparentasse algum movimento, minutos depois minha amiga ligou avisando que estava chegando e que a entrada era daquele jeito mesmo.
No momento que entrei já comecei a entrar no clima, o hall é mais escurinho, e você pode ficar bebendo algo enquanto espera sua vez, o menu é bem democrático, e também oferecem opções para vegetarianos.
Os pratos não são baratos, (a partir de $34,00 + tax) portanto não escolhi a opção de Menu Surpresa para a janta, mas para entrar no clima resolvi pedir para a sobremesa.
Entramos enfileirados e o garçom que é deficiente visual (esse por exemplo tinha 10% de visão) nos levou para uma sala TOTALMENTE escura. Sim, é uma sensação muito diferente, e nos primeiros minutos confesso que fiquei com um pouco de taquicardia, principalmente porque no meu caso eu estava sobre rodas e não sentia nem o piso tátil, ou seja, me senti sem referencia nenhuma.
Uma situação engraçada foi em relação ao inglês, não sabia o quanto o visual me ajudava, e tive dificuldade em entender o que o garçom estava falando sem enxerga-lo.
Passado os primeiros minutos, começamos a relaxar e conversar, foi algo muito especial, pois passamos a ser movidos pelos outros sentidos, os sons parecem mais altos, o tato se faz essencial pois foi através dele que encontrei os camarões que pedi(sim, meti o dedão no prato, não teve jeito...rs) e o paladar ficou mais aguçado, principalmente no menu surpresa que estava DIVINO.
Quanto ao jantar a comida estava boa, mas nada demais, o que valeu mesmo foi a experiência de pode vivenciar aquele turbilhão de sensações e com pessoas divertidas tudo fica ainda mais perfeito!
O restaurante fica na região central, e no meu caso foi ainda mais fácil, pois ele estava bem em frente a minha escola e há apenas 3 quarteirões do hotel.
Para aqueles que planejam ficar numa regiãoo mais distante, agendar o Paratransit é uma mão na roda, pois eles podem leva-lo e busca-lo !
 Segue abaixo a experiência antes de entrar e depois...hehehe

                     Antes:

                               
                     Depois:
                                           
                                       

Um comentário:

  1. A experiência "de repeteco" foi muito melhor por partilhar com vc!! Volta logo pra novas aventuras! Eu conversei com uma pessoa que eh especialista em visão e que me colocou em contato com um surdo que sabe varias linguas! -- vou conversar com ele em breve pra ver como fica a coisa de aprender ingles "em libras"!!! :-)

    ResponderExcluir